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Website vs Redes sociais: o que é mais adequado para o seu negócio

Onde me devo focar na presença online? 

Aqui estão alguns prós e contras da redes sociais versus um website.

Redes Sociais

A primeira grande vantagem das redes sociais é que muitas pessoas as usam.

O Facebook tem mais de mil milhões de utilizadores.

As outras redes sociais – Twitter, Instagram, etc. – têm centenas de milhões de utilizadores.

Esse é o público-alvo que podemos aproveitar dentro de uma determinada rede. Obviamente, mesmo que muitos usem uma rede social não significa que terá muitos seguidores/fãs.

A segunda grande vantagem das redes sociais é que são fáceis de utilizar.

Se lê esta publicação neste blogue, é provável que tenha uma conta pessoal no Facebook.

E, por causa disso, a maioria das pessoas que têm um perfil pode criar facilmente uma página comercial ou uma conta.

Não há muitos requisitos para criar uma página social básica para uma empresa. Logótipo do perfil, descrição básica e começar a publicar.

Website pessoal/empresarial

A primeira vantagem em ter o seu próprio site é que é o proprietário do conteúdo (tem direitos de autor). Tudo o que publicar no site é seu. Pode redirecionar o conteúdo e mesmo ganhar dinheiro com ele.

E isso leva à segunda vantagem, que é o controlo.

O Facebook, o Twitter e todas as redes sociais são ótimas, mas limitam o controlo que tem. É fácil configurar contas porque as coisas são simples, mas também são limitadas se quiser fazer certas funcionalidades. Existem regras para o que pode publicar, regras de quantas vezes pode publicar e até mesmo quantos de seus próprios seguidores verão as suas publicações.

Com um site próprio, pode publicar o que quiser. Pode solicitar subscrições de email para newsletters, etc. Está tudo sob o seu controlo.

Também tem mais controlo sobre o design final.

Todas as redes sociais estão bem definidas. E fazem alterações de vez em quando, às quais temos de nos adaptar.

Mas se tem o seu próprio site, então controla o design. E Isso é bom se pretender alterar o design com alguma regularidade. Um site nunca está acabado … Pode atualizá-lo com uma certa periodicidade (a cada dois anos ou mais).

Outro benefício de ter um website é o SEO (Search Engine Optimization – Otimização para motores de busca, como o Google).

Isso é algo em que as pessoas interessadas em fazer negócios online investem.

Quando tem o seu próprio site, beneficia diretamente do SEO. Ao criar o site e sua estrutura, as páginas principais, etc. E se tiver uma estratégia de gestão de conteúdos, como um blogue, criará conteúdo que atrai visitantes (conteúdo que responde a perguntas e mostra informação relevante) continuamente.

Se partilhar todos os seus melhores conselhos no Facebook, deve partilhar as sua páginas originais do blogue, criando assim tráfego para o site.

Equilibrar

A boa notícia é que pode fazer as duas coisas.

O que eu gosto de fazer é concentrar-me no site como o principal centro de presença online. É onde eu publico todo o meu conteúdo mais importante.

Depois, gosto de redirecionar e usar frases desse conteúdo nas redes sociais.

Algumas pessoas só querem alguns fragmentos de informação. Essa informação é pertinente para criar seguidores nas redes sociais porque esses fragmentos mesmo sendo simples são-lhes muito relevantes.

Mas alguns quererão o conteúdo completo. E podem facilmente ir ao site para obter isso.

Conclusão

Qual é o melhor caminho para si?

Eu incentivo a lançar o seu próprio site, onde me focaria em primeiro lugar, e numa rede social em segundo lugar.

Lançar um perfil e/ou página de rede social pode ser um pouco mais fácil, mas pode demorar algum tempo e esforço para construir um grupo significativo de seguidores/fãs.

Será limitado pelas regras do algoritmo do Facebook ou qualquer outro canal.

Em vez disso, pode construir o seu site ao longo do tempo e usar o conteúdo do site para construir uma base de seguidores numa rede social.

Resumindo, a estratégia é ter um canal oficial e institucional do seu negócio que é o website, a par do uso de redes sociais para alcançar mais público.